Reeducação Alimentar

Dieta passada por uma nutricionista. Seguindo-a perde entre 5 a 6 kg!

DESJEJUM

 LEITE DESNATADO  – 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS OU

  • LEITE DESNATADO LÍQUIDO – 1 COPO DE 200ML

MISTURA DE FARELOS – 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS

FRUTA – 1 PORÇÃO DA LISTA DE SUBSTITUIÇÕES PARA FRUTAS

FZER UMA VITAMINA E CONSUMIR

LANCHE DA MANHÃ

FRUTA – 1 PORÇÃO DA LISTA DE SUBSTITUIÇÕES PARA FRUTAS OU

  • SUCOS DAS FRUTAS OFERECIDAS E DILUIDOS – ½ COPO DE SUCO PURO COM ½ COPO COM ÁGUA OU
  • POLPA DE FRUTAS – 1 UNIDADE DE 100g PARA SUCOS OU
  • BARRA DE CEREAIS(SEM COCO E SEM CHOCOLATE) – 1 UNIDADE OU
  • SALADA DE FRUTAS – 1 COPO DE 200ml(SEM CREME DE LEITE OU LEITE MOÇA)

ALMOÇO

 VEGETAIS À VONTADE

ARROZ – 3 COLHERES DE SOPA CHEIAS OU

BATATA INGLESA – 1 UNIDADE MÉDIA  OUINHAME – 1 PEDAÇO GRANDE OUMACAXEIRA – 3 PEDAÇOS PEQUENOS  OU PURÊ DE BATATAS – 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS OUMACARRÃO – 6 COLHERES DE SOPA CHEIAS  OUCARÁ – 1 PEDAÇO GRANDE

FEIJÃO – 3 COLHERES DE SOPA CHEIAS OU

ERVILHA EM LATA – 3 COLHERES DE SOPA   OUERVILHA SECA COZIDA – 3 COLHERES DE SOPA CHEIAS   OUFEIJÃO VERDE – 3 COLHERES DE SOPA CHEIAS  OU SOJA COZIDA – 1 COLHER DE SOPA BEM CHEIA   OUPURÊ DE BATATAS – 1 COLHER DE SOPA CHEIA   OUFAVA – 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS

CARNE – 1 BIFE MÉDIO (TAMANHO DA MÃO COM OS DEDOS)  OU

FRANGO:

  • COXA –  2 UNIDADES   MÉDIOS  OU
  • ANTECOXA – 3 UNIDADES MÉDIAS OU
  • PEITO –  1 FILÉ MÉDIO  OU

CARNEIRO – 1 BIFE MÉDIO   OU

BACALHAU – 1 PEDAÇO MÉDIO  OU

CAMARÃO – 17 UNIDADES  MÉDIAS  OU *

CARNE DE CARANGUEJO – 4 COLHERES DE SOPA  OU *

OVO –  3 UNIDADES   OU* OU 6 CLARAS

PORCO:

  • PERNIL – 1 FATIA FINA  OU *
  • LOMBO – 1 FATIA MÉDIA  OU *

CARNE ASSADA – 2 FATIAS FINAS  OU

PEIXES:

  • MAR – 2 POSTAS MÉDIAS OU 1 FILÉ GRANDE  OU
  • DA ÁGUA DOCE  –  2 POSTAS MÉDIAS OU 1 FILÉ   GRANDE  OU

ALMÔNDEGAS:

  • FRANGO – 3 UNIDADES MÉDIAS  OU
  • PERU – 5 UNIDADES MÉDIAS  OU
  • CARNE – 3 UNIDADES PEQUENAS  OU
  • PEIXE -3 UNIDADES MÉDIAS  OU

CARNE MOÍDA – 3 COLHERES DE SOPA  OU

BIFE A ROULET(COM CENOURA) – 2 UNIDADES MÉDIAS OU

CARNE DE SOL – 1 BIFE  MÉDIO  OU

PICADINHO – 3 COLHERES DE SOPA 

FRUTA – 1 PORÇÃO  DA LISTA DE SUBSTITUIÇÕES PARA FRUTAS

LANCHE DA TARDE

FRUTA – 1 PORÇÃO DA LISTA DE SUBSTITUIÇÕES PARA FRUTAS OU

  • SUCOS DAS FRUTAS OFERECIDAS E DILUIDOS – ½ COPO DE SUCO PURO COM ½ COPO COM ÁGUA OU
  • POLPA DE FRUTAS – 1 UNIDADE DE 100g PARA SUCOS OU
  • BARRA DE CEREAIS(SEM COCO E SEM CHOCOLATE) – 1 UNIDADE OU
  • SALADA DE FRUTAS – 1 COPO DE 200ml(SEM CREME DE LEITE OU LEITE MOÇA)

 

JANTAR

 VEGETAIS À VONTADE

ARROZ – 3 COLHERES DE SOPA CHEIAS OU

BATATA INGLESA – 1 UNIDADE MÉDIA  OUINHAME – 1 PEDAÇO GRANDE OUMACAXEIRA – 3 PEDAÇOS PEQUENOS  OU PURÊ DE BATATAS – 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS OUMACARRÃO – 6 COLHERES DE SOPA CHEIAS  OUCARÁ – 1 PEDAÇO GRANDE

CARNE – 1 BIFE MÉDIO (TAMANHO DA MÃO COM OS DEDOS)  OU

FRANGO:

  • COXA –  2 UNIDADES   MÉDIOS  OU
  • ANTECOXA – 3 UNIDADES MÉDIAS OU
  • PEITO –  1 FILÉ MÉDIO  OU

CARNEIRO – 1 BIFE MÉDIO   OU

BACALHAU – 1 PEDAÇO MÉDIO  OU

CAMARÃO – 17 UNIDADES  MÉDIAS  OU *

CARNE DE CARANGUEJO – 4 COLHERES DE SOPA  OU *

OVO –  3 UNIDADES   OU* OU 6 CLARAS

PORCO:

  • PERNIL – 1 FATIA FINA  OU *
  • LOMBO – 1 FATIA MÉDIA  OU *

CARNE ASSADA – 2 FATIAS FINAS  OU

PEIXES:

  • MAR – 2 POSTAS MÉDIAS OU 1 FILÉ GRANDE  OU
  • DA ÁGUA DOCE  –  2 POSTAS MÉDIAS OU 1 FILÉ   GRANDE  OU

ALMÔNDEGAS:

  • FRANGO – 3 UNIDADES MÉDIAS  OU
  • PERU – 5 UNIDADES MÉDIAS  OU
  • CARNE – 3 UNIDADES PEQUENAS  OU
  • PEIXE -3 UNIDADES MÉDIAS  OU

CARNE MOÍDA – 3 COLHERES DE SOPA  OU

BIFE A ROULET(COM CENOURA) – 2 UNIDADES MÉDIAS OU

CARNE DE SOL – 1 BIFE  MÉDIO  OU

PICADINHO – 3 COLHERES DE SOPA  

 

FRUTA – 1 PORÇÃO  DA LISTA DE SUBSTITUIÇÕES PARA FRUTAS

OU QUANDO NÃO QUISER JANTAR TROCAR PELO SEGUINTE LANCHE

 PÃO INTEGRAL –  2  FATIAS OU

BOLACHAS:

  • CREAM CRACKER – 4 UNIDADES OU
  • ÁGUA – 4 UNIDADES  OU
  • CREAM CRACKER INTEGRAL – 4 UNIDADES OU

BEIJU – 1 UNIDADE MÉDIA  OU

CUSCUZ – 1 FATIA MÉDIA  OU

PÃES:

  • DE FORMA – 2 FATIAS  OU
  • FRANCES – 1 UNIDADE  OU
  • CENTEIO OU CEVADA OU DIET – 2 FATIAS  OU

TORRADAS DE PÃO FRANCÊS –  8 UNIDADES  OU

TORRADAS GRANDES – 2 UNIDADES

QUEIJOS:

  • RICOTA – 1 FATIA MÉDIA  OU
  • MINAS FRESCAL – 1 FATIA FINA  OU
  • MINAS FRESCAL LIGHT – 1 FATIA GROSSA  OU
  • REQUEIJÃO LIGHT – 2 COLHERES DE SOPA   OU
  • COTTAGE – 2 COLHERES DE SOPA  OU
  • COALHO OU POLENGUINHO LIGHT – 1 FATIA

 

PRESUNTO DE PERU OU DE FRANGO – 1  FATIA FINA OU 

  • PRESUNTO DE FRANGO OU DE PERU DEFUMADO  1  FATIA FINA OU 
  • SALSICHA DE FRANGO OU DE PERU – 1  UNIDADE OU 
  • BLANQUETE DE PERU – 2 UNIDADES OU
  • PRESUNTO DE CHESTER – 1 FATIA FINA
   

 

 

 

 

TROCAR PELA LISTA DAS CARNES PORÉM NÃO DEIXAR DE CONSUMIR O QUE FOI OFERECIDO

LEITE DESNATADO EM PÓ – 1 COLHER DE SOPA CHEIA OU

  • LEITE DESNTADO LÍQUIDO – 1 XÍCARA DE CHÁ CHEIA

FRUTA – 1 PORÇÃO  DA LISTA DE SUBSTITUIÇÕES PARA FRUTAS

FAZER UMA VITAMINA(LEITE E FRUTA) E CONSUMIR COM O SANDUÍCHE OU ENTÃO TOMAR O CAFÉ COM O LEITE E CONSUMIR COM O SANDUÍCHE E DEPOIS CONSUMIR A FRUTA

CEIA   

IOGURTE LIGHT OU DIET – 1 FRASCO DE  190g OU

  • LEITE DESNATADO  – 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS OU
  • LEITE DESNATADO LÍQUIDO – 1 COPO DE 200ML

GRANOLA SEM AÇUCAR (GRANFLACKERS) – 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS

 LISTA DE SUBSTITUIÇÕES

 VEGETAL A –  À VONTADE

ABOBRINHA, ACELGA, AIPO, ALFACE, ASPARGOS, ABÓBORA D’ÁGUA, ABÓBORA VERDE, BERINGELA, BRÓCOLOS, BROTO DE BAMBU, CHICÓRIA, CEBOLINHA, COENTRO, HORTELÃ, COGUMELO, JILÓ, PALMITO FRESCO,  PEPINO, PIMENTÃO, REPOLHO, SALSA, RABANETE, TOMATE, COUVE-FOLHA, COUVE-FLOR, CHEIRO VERDE, ESPINAFRE, JOÃO GOMES E VINAGREIRA, CHUCHU, CENOURA, BETERRABA,  

 

OBSERVAÇÃO – O MACARRÃO DEVE SER CORTADO NO PRATO DE SERVIR E SÓ DEPÔS COLOCAR AS COLHERES ACIMA DESCRIMINADAS NO PRATO QUE SE VAI COMER

 

FRUTAS – 1 PORÇÃO DA LISTA EQÜIVALE A:

LARANJAS – 2 UNIDADES MÉDIAS  OUABACAXI – 3 FATIAS MÉDIAS  OUBANANAS:

  • PRATA – 1 UNIDADE MÉDIA  OU
  • D’ÁGUA – 1 UNIDADE MÉDIA  OU
  • MAÇÃ – 1 UNIDADE MÉDIA  OU

CAJU – 2 UNIDADES GRANDES   OU

CAQUI – 1 UNIDADE GRANDE  OU

CARAMBOLA – 2 UNIDADES GRANDES  OU

ATA – 1 UNIDADE GRANDE  OU

GOIABAS:

  • VERMELHA – 2 UNIDADES MÉDIAS  OU
  • AMARELA – 2 UNIDADES MÉDIAS  OU
  • BRANCA – 1 UNIDADE MÉDIA  OU

JACA – 7 BAGOS GRANDES DA DURA OU DA MOLE  OU

MAMÃO – 1 FATIA GROSSA OU MEIO PAPAYA  OU

MANGA – 1 UNIDADE MÉDIA   OU

MELANCIA – 2 FATIAS GROSSAS  OU

MORANGO – 11 UNIDADES MÉDIOS  OU

PÊRA – 1 UNIDADE MÉDIA  OU

PÊSSEGOS:

  • AMARELO – 1 UNIDADE GRANDE  OU
  • BRANCO – 1 UNIDADE GRANDE  OU

SAPOTI – 1 UNIDADE GRANDE   OU

UVAS – 16 UNIDADES MÉDIAS  OU

TANJA – 2 UNIDADES GRANDES   OU

FIGO – 1 UNIDADE GRANDE   OU

JAMBO – 3 UNIDADES MÉDIAS OU

NÊSPERA(AMEIXA BRASILEIRA) – 2 UNIDADES   GRANDES  OU

ÁGUA DE CÔCO – 500ML OU MEIO LITRO  OU

MELÃO – 1 FATIA GROSSA  OU

AÇAÍ OU JUSSARA – MEIO COPO DE POLPA PURA  OU

AMEIXA PRETA – 3 UNIDADES MÉDIAS  OU

KIWI – 2 UNIDADES MÉDIAS  OU

JABUTICABA – 1 XÍCARA E MEIA DE CHÁ  OU

ANANÁS – 3 FATIAS MÉDIAS  OU

SERIGUELA – 10 UNIDADES GRANDES   OU

LIMA – 2 UNIDADES MÉDIAS  OU

MAÇÃ – 1 UNIDADE MÉDIA 

SUGESTÕES PARA QUANDO FOR COMER FORA

 

  1. 1.       SALADAS – USE MOLHOS À BASE DE AZEITE DE OLIVA MARA GALLO OU EXTRA VIRGEM E VINAGRE OU LIMÃO

 

  1. 2.       PÃES – USE AS HALVARINAS( BECEL) NO LUGAR DAS MARGARINAS

 

  1. 3.       AVES E PEIXES – USE OS COZIDOS OU GRELHADAS OU ASSADAS NO FORNO, USE APENAS O PEITO, DEVIDO A PELE QUE PODE NÃO TER SIDO PREVIAMENTE RETIRADA,

 

  1. 4.       CARNES VERMELHAS MAGRAS – PERGUNTE ANTES DE CONSUMIR QUAL O TIPO DE CARNE QUE ESTÁ SENDO SERVIDA OU QUAL É A CARNE DO CARDÁPIO, PREFERINDO-AS ASSADAS, GRELHADAS OU COZIDAS,

 

  1. 5.       QUANDO FOR CONSUMIR SANDUICHES – EVITE OS MOLHOS DE ACOMPANHAMENTO À BASE DE MAIONESE O QUEIJO GORDO, AS FRITAS SUBSTITUA-OS POR SALADAS, E CONSUMA COM REFRIGERANTE DIET OU LIGHT

 

  1. 6.       QUANDO FOR CONSUMIR MASSAS – ESCOLHA MOLHOS DE TOMATE, EVITANDO AS COM CARNE GORDAS, QUEIJOS COMUNS, MOLHOS BRANCO, SALSICHA OU PRESUNTO COMUM,

 

  1. 7.       QUANDO FOR CONSUMIR PIZZA – PREFIRA AS MAIS MAGRAS, COMO AS DE FRANGO, AS DE VEGETAIS AO INVÉS DE MUSSARELLA, CALABRESA OU CATUPIRY, QUANDO CONSUMIR APENAS 1 FATIA DE UMA PIZZA PEQUENA

 

  1. 8.       BATATAS – PREFIRA AS COZIDAS OU ASSADAS NO FORNO, EVITANDO OS RECHEIOS À BASE DE OVO, MANTEIGA OU REQUEIJÃO,

 

  1. 9.       VEGETAIS – CONSUMA-OS CRUS OU COZIDOS À VONTADE NO INICIO DO ALMOÇO OU JANTAR,

 

  1. 10.    SOBREMESAS – PREFIRAS AS DE FRUTA SEM LEITE OU COBERTURAS,

 

  1. 11.    LEITE E SEUS DERIVADOS – PREFIRA OS DESNATADOS, QUEIJO BRANCO SEM SAL, IOGURTE LIGHT OU DIET(VERIFICANDO ANTES O RÓTULO)

 

  1. 12.    AO COMER EM RESTAURANTE SIGA AS QUANTIDADES DA ORIENTAÇÃO, PEÇA SALADAS E APÓS O TÉRMINO DA REFEIÇÃO NÃO CONSUMA NENHUMA SOBREMESA GORDUROSA OPTE PELO ITEM 10

 

  1. 13.    AO COMER EM SELF SERVICE  PERGUNTAR SE TEM COLHERES DE SOPA PARA COLOCAR OS ALIMENTOS NO PRATO ATÉ SE ACOSTUMAR COM AS QUANTIDADES E USAR COLHER DO PRÓPRIO LOCAL QUE É GRANDE

 

  1. 14.    AO CONSUMIR OS FEIJÕES DE SELF SERVICE, OPTE PELAS SALADAS DE FEIJÃO, POIS O FEIJÃO EM MOLHO TEM CARNES GORDUROSA E PODE SER DE UM DIA PARA OUTRO

 

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS  33

 

1.  ALIMENTOS QUE DEVERÃO SER EVITADOS:

  • AÇÚCAR, MEL, DOCES, LEITE CONDENSADO, RAPADURA, CALDO DE CANA, LEITE INTEGRAL, CHOCOLATE(EM BARRA E EM PÓ), NESCAU, TODDY, FARINHA LÁCTEA, NESTON CREMOGEMA, E MUCILON, LEITE ACHOCOLATADO,
  • BOLOS COM AÇÚCAR, TORTAS DOCES E SALGADAS, PUDINS, SORVETES, CREME DE LEITE, GELÉIAS, BOMBONS, BALAS, PÃES DOCES, IOGURTES COM AÇÚCAR,
  • FRITURAS, MAIONESES, CONSERVAS, EMBUTIDOS(PAIO, LINGUIÇA, SALSICHA, MORTADELA), FRIOS(PRESUNTO, LOMBINHO) E PATÊS.
  • BEBIDAS ALCÓOLICAS, REFRIGERANTES COM AÇÚCAR, FRUTAS OLEAGINOSAS(ABACATE, BURITI, NOZES, AMENDOIM, CASTANHAS, BACABA E ETC)
  • CARNES VERMELHAS GORDAS(PICANHA, FILÉ, POSTA GORDA, ACÉM, CHAMBARI, PEITO, FRALDINHA, RABADA E ETC), TOUCINHO E CARNE DE PORCO GORDA,
  • FARINHAS EM EXCESSO,
  • QUEIJOS GORDOS, GEMA DE OVO, CREME DE CHANTILI,
  • VÍSCERAS(FÍGADO, RIM ,CORAÇÃO, MOELA, TRIPA, BUCHO, LÍNGUA, MIOLOS),
  • RETIRAR A PELE DE AVES, ANTES DO COZIMENTO E RETIRAR A GORDURA APÓS O COZIMENTO
  • FEIJOADA, MOCOTÓ, DOBRADINHA,
  • BANHA, ÓLEO DE CÔCO, AZEITE DE CÔCO, LEITE DE CÔCO, AZEITE DE DÊNDE,
  • MOLHOS INDUSTRIALIZADOS À BASE DE OVO E QUEIJO
  • BISCOITOS  DOCES  E  RECHEADOS, PÃO DE MILHO E PÃO DE QUEIJO,
  • OVAS DE PEIXE, LAGOSTA, SIRI, CARANGUEIJO, OSTRA, POLVO, MEXILHÃO, CAMARÃO SECO E FRESCO

2. RECOMENDAÇÕES

  • MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS,
  • UTILIZAR OS ALIMENTOS INDICADOS NA DIETA, NAS QUANTIDADES RECOMENDADAS,
  • FAZER AS REFEIÇÕES RECOMENDADAS,
  • EVITAR INGERIR LÍQUIDOS ANTES , DURANTE E LOGO APÓS AS REFEIÇÕES, CONSUMÍ-LOS 15 MIN.  DEPOIS, AUMENTAR O CONSUMO DE LÍQUIDOS PARA 2L OU 8 A 10 COPOS DIÁRIOS,
  • UTILIZAR ÓLEO VEGETAL NA ELABORAÇÃO DAS PREPARAÇÕES DOS ALIMENTOS(ÓLEOS DE SOJA, GIRASSOL, MILHO, ARROZ, CANOLA, ETC.) DIMINUINDO AS QUANTIDADES,
  • EVITAR REFOGAR OS ALIMENTOS(PASSAR NO ÓLEO, NA MANTEIGA E NA MARGARINA),
  • USAR ADOÇANTE ARTIFICIAL,
  • DAR PREFERÊNCIA AOS ALIMENTOS INTEGRAIS, EVITANDO OS INDUSTRIALIZADOS,
  • PROCURAR FAZER CAMINHADAS OU ALGUM TIPO DE EXERCÍCIO FÍSICO,
  • LER ATENTAMENTE OS RÓTULOS DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, VERIFICANDO SE OS MESMOS NÃO CONTÉM: AÇÚCAR, SACAROSE, GLICOSE, XAROPE DE MILHO, MEL, AÇÚCAR INVERTIDO(DEMERARA),
  • AUMENTAR O CONSUMO DE FIBRAS( SALADAS CRUAS, VEGETAIS FOLHOSOS, AVEIA, GRANOLA SEM AÇÚCAR, MUSLI SEM AÇÚCAR E ETC.),
  • USAR LEITE DESNATADO, IOGURTES DESNATADOS OU DIET OU LIGHT, QUEIJOS(RICOTA, MINAS FRESCAL,MINAS FRESCAL LIGHT OU REQUEIJÃO LIGHT), MARGARINA LIGHT OU BECEL,
  • TODAS AS FRUTAS E VERDURAS SÃO PERMITIDAS, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS QUANTIDADES,
  • REFRIGERANTES DIETS E LIGHTS SÃO PERMITIDOS NO MÁXIMO 1 AO DIA,
  • USAR SALSICHAS DE FRANGO OU DE PERU, PRESUNTOS DE CHESTER OU DE PERU, MORTADELA DE CHESTER,
  • CONSUMIR CARNE, FRANGO E PEIXE, GRELHADOS, ASSADOS OU COZIDOS( EXEMPLOS DE CARNES VERMELHAS MAGRAS: CHÃ DE DENTRO E DE FORA, ALCATRA, MÚSCULO, PATINHO E CONTRA-FILÉ. 
  • USAR AZEITE DE OLIVA(MARCA GALO OU OUTRA MARCA QUE SEJA EXTRA VIRGEM) 1 COLHER DE CHÁ DE AZEITE DE OLIVA NO ALMOÇO E 1 NO JANTAR OU AS 2 NO JANTAR OU AS 2 NO ALMOÇO

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